terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A Tecnologia na Escola

Vivemos numa sociedade em que todos são atingidos, direta ou indiretamente pelas tecnologias, seja no banco, em casa, no trabalho ou mesmo nos modos mais simples de vivência. Essa característica da tecnologia influencia a forma de vida das pessoas, ao passo que exige novas competências cognitivas.
Ao destacar os impactos na educação, notamos que a escola sofre mudanças nas tendências de ensino. Se no começo a escola era o meio mais rápido de formação de pessoas que se relacionassem com as novas tecnologias, hoje se pensa a tecnologia na escola basicamente em duas formas: a capacitação de pessoas para o trabalho tecnológico e o uso de tecnologia para favorecer o processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos escolares.
Nesse momento, a escola assume um papel fundamental: formar pessoas para essa nova sociedade; é neste ponto que se nota a primeira relação entre escola e tecnologia.
As necessidades do século passado eram diferentes das atuais, mas, ao refletir sobre elas, percebemos que há necessidade de formação de mão-de-obra especializada em tecnologia, pois elas continuaram a evoluir e a gerar demanda constante.
Portanto, cabe à escola formar e desenvolver essas novas competências exigidas pela sociedade do conhecimento, que têm como viés as tecnologias influenciando também as transformações nos mundos econômicos e sociais. Neste contexto o conhecimento, matéria-prima da educação, torna-se um recurso estratégico para o desenvolvimento, e o mundo da educação não pode se isolar dos processos de transformação econômica e social, como também não pode deixar de incorporar, no sistema educacional, os novos recursos tecnológicos disponíveis
Neste contexto cabe a escola proporcionar aprendizagens de conhecimentos para a formação de um indivíduo contextualizado, capaz de viver e atuar na atual sociedade, marcada pelos grandes avanços tecnológicos.

Um comentário:

  1. È notório a importância das tecnologias na escola, mas é sabido que faz necessário que os profissinais da escola sejam capacitados, para de fato fazer valer as contribuições das tecnologias. Tempos atrás os trabalhos eram feitos "manualmente" e éramos felizes, hoje se faltar energia nosso trabalha para. Abraço,
    Celsa

    ResponderExcluir